Coreia do Norte ordena a expulsão do embaixador da Malásia

Em Seul

  • Vincent Thian/ AP

    Funcionário da Embaixada da Coreia do Norte cuida da bagagem do embaixador Kang Chol antes de embarcar no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, Malásia

    Funcionário da Embaixada da Coreia do Norte cuida da bagagem do embaixador Kang Chol antes de embarcar no aeroporto internacional de Kuala Lumpur, Malásia

A Coreia do Norte ordenou nesta segunda-feira (6) a expulsão do embaixador da Malásia como represália a de seu diplomata, que já abandonou Kuala Lumpur, anunciou a agência oficial KCNA.

"O ministério das Relações Exteriores [da Coreia do Norte] anuncia que o embaixador da Malásia é persona non grata (...) e exige sua partida nas próximas 48 horas", assinala a KCNA, em meio à disputa diplomática entre os dois países depois do assassinato, em Kuala Lumpur em fevereiro, do meio-irmão do dirigente norte-coreano Kim Jong-un.

Pyongyang rejeita a atuação malaia no caso e, segundo o embaixador da Coreia do Norte expulso da Malásia, pouco antes de abandonar o país, a investigação feita não é imparcial.

"As investigações estiveram mal orientadas pela polícia malaia", afirmou, pouco antes de deixar o país.

"Realizaram uma necropsia sem consentimento e sem a participação da embaixada da Coreia do Norte, e detiveram mais tarde um cidadão norte-coreano sem uma prova inquestionável de seu envolvimento no incidente", declarou Kang Chol no aeroporto internacional de Kuala Lumpur.

O embaixador foi declarado persona non grata no sábado pelas autoridades malaias, depois de terem exigido que Pyongyang se desculpasse pelas críticas que colocavam em xeque a imparcialidade da investigação.

A Coreia do Norte rejeitou as conclusões da necropsia e insiste que a vítima morreu por um ataque cardíaco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos