Duplo atentado deixa ao menos 30 mortos em Damasco, na Síria

  • Omar Sanadiki/Reuters

    Sangue em praça após ataque de dois homens-bomba em Damasco, na Síria

    Sangue em praça após ataque de dois homens-bomba em Damasco, na Síria

Um duplo atentado deixou pelo menos 30 mortos neste sábado (11), incluindo peregrinos xiitas iraquianos, na cidade velha de Damasco, num dos ataques mais sangrentos no coração da capital da Síria nos últimos anos.

"Havia uma bomba e um suicida que se explodiu no bairro de Bab al-Saghir", onde se encontram os mausoléus xiitas, informou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos), que também relatou mais de 40 feridos.

O diretor-geral do hospital al-Mujtahed em Damasco informou, por sua vez, um saldo de 28 mortos e 45 feridos.

Pouco antes, a agência de notícias oficial Sana havia informado que "duas bombas plantadas por terroristas" tinham explodido perto do cemitério de Bab al-Saghir, no distrito de Bab Mussalla, "fazendo mortos e feridos".

Trata-se de uma área onde há muitos mausoléus xiitas, considerados lugares de peregrinação, mas também mausoléus sunitas.

Principal reduto do regime do presidente Bashar al-Assad, a capital síria foi atingida por vários atentados desde o início da guerra, em 2011.

Nos últimos anos, vários ataques sangrentos tiveram como alvo um importante templo xiita perto de Damasco, Sayeda Zeinab. O mais sangrento ocorreu em 21 de fevereiro de 2016, quando 134 pessoas morreram, incluindo 97 civis. Foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que controla vários territórios principalmente no leste do país

A maioria dos ataques foram reivindicados por grupos extremistas islâmios hostis ao Irã e ao Hezbollah xiita, principais aliados do regime de Bashar al-Assad.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos