Policia dos EUA detém adolescente por suposto estupro divulgado no Facebook

Chicago, 2 Abr 2017 (AFP) - A polícia de Chicago deteve um jovem de 14 anos relacionado a um suposto estupro coletivo de uma adolescente divulgado no Facebook, indicaram neste sábado à noite um porta-voz da polícia e meios de comunicação.

Os agentes prenderam "o primeiro de vários criminosos menores de idade envolvidos no caso de agressão sexual transmitido pelo Facebook", escreveu o porta-voz da polícia de Chicago, Anthony Gugliemi, no Twitter.

O detido pode ser imputado por, pelo menos, três crimes, de acordo com a lei penal de menores, informou o jornal The Chicago Tribune, citando a polícia.

A vítima, uma adolescente de 15 anos, desapareceu em 19 de março e foi localizada dois dias depois. Deu entrada em um hospital enquanto as autoridades abriam uma investigação por agressão sexual.

O chefe da polícia de Chicago, Eddie Johnson, envolveu-se pessoalmente no caso depois que a mãe da menina lhe mostrou fotos explícitas capturadas de um vídeo do Facebook Live, que mostravam vários jovens estuprando sua filha.

Trata-se da última de uma série de ocorrências preocupantes de atos violentos que foram transmitidos ao vivo pelo Facebook, incluindo dois tiroteios mortais e o sequestro e tortura de um jovem de 18 anos portadora de deficiência.

Sobre o caso, a rede social emitiu um comunicado assegurando levar a sério sua "responsabilidade de manter as pessoas protegidas no Facebook".

Nenhuma das 40 pessoas que assistiram ao vídeo ao vivo entrou em contato com a polícia, segundo os relatórios. A gravação foi apagada logo depois.

Chicago tem enfrentado nos últimos tempos uma onda de crimes violentos. Grande parte destes casos se concentram em áreas pobres, incluindo a área onde a adolescente mora.

ch-bur/wdb/gm/an/cb

Facebook

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos