Morre Zbigniew Brzezinski, conselheiro de Carter na Guerra Fria
Zbigniew Brzezinski, um estrategista linha dura durante a Guerra Fria e ex-conselheiro de Segurança Nacional do então presidente americano Jimmy Carter, morreu aos 89 anos, informou a família nesta sexta-feira (26).
"Meu pai morreu tranquilamente esta noite" em Falls Church, Virgínia, disse Mika Brzezinski em sua conta no Instagram.
"Era conhecido por seus amigos como Zbig, por seus netos como Chefe e por sua mulher como o verdadeiro amor de sua vida. Eu o conhecia como o mais inspirador, amoroso e dedicado pai que qualquer garota poderia ter", escreveu Mika.
De origem polonesa, Zbigniew Brzezinski foi conselheiro de Segurança Nacional de Carter durante a chamada crise dos reféns no Irã. Conhecido como militante democrata, foi muito conservador em questões de segurança.
Em uma entrevista ao jornal alemão "Der Spiegel", em 2013, o ex-conselheiro criticou a reação morna de seu país à guerra na Síria: "Os Estados Unidos começaram mal quando a violência eclodiu na Síria. A única estratégia que teria um impacto significativo seria a organização de uma invasão militar". (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.