Maduro diz que nova Constituição venezuelana será submetida a referendo

Em Caracas

  • Presidência de Venezuela/Xinhua

    Nicolás Maduro em reunião no Palácio de Miraflores, em Caracas, nesta quinta-feira (1º)

    Nicolás Maduro em reunião no Palácio de Miraflores, em Caracas, nesta quinta-feira (1º)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a Constituição elaborada pela Assembleia Constituinte eleita no próximo mês será submetida a referendo, e aprovada.

"A nova Constituição irá a referendo consultivo para que o povo diga se está de acordo ou não; e os mesmos de sempre dirão para votar não, mas vamos derrotá-los", disse Maduro durante reunião do gabinete no Palácio Presidencial de Miraflores.

"Não é a primeira vez nem será a última que surgirão traidores e sua traição começa com sua vacilação sobre a necessidade de processos transformadores", disse Maduro sobre setores do governo que rejeitam a Constituinte, especialmente a procuradora-geral, Luisa Ortega.

Ortega interpôs nesta quinta-feira uma ação legal contra a Assembleia Nacional Constituinte, depois que a Suprema Corte autorizou sua convocação sem um referendo.

A procuradora, uma chavista declarada e que nos últimos dias recebeu duros ataques de líderes do governo, que a chamam de "traidora", questionou que tenha sido Maduro a convocar diretamente a Constituinte.

"Igualmente solicitamos o esclarecimento de se a democracia perdeu vigência", acrescentou a procuradora-geral.

Na quarta-feira (31), o Supremo Tribunal de Justiça decretou que não é necessário um referendo consultivo para convocar a Constituinte, o que foi destacado por Maduro nesta quinta.

"A convocação da Assembleia Nacional Constituinte (...) é constitucional e legal. Assim determinou a Sala Constitucional (do Supremo) e todos devem acatar sua sentença".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos