Libertação de jornalistas na Colômbia foi anunciada por erro

Bogotá, 24 Jun 2017 (AFP) - A libertação de dois jornalistas holandeses sequestrados na Colômbia pelo ELN foi anunciada por erro nesta sexta-feira, informou o canal de comunicação da guerrilha, acrescentando que os reféns estão "em perfeitas condições".

"Sobre os senhores holandeses capturados, ao meio-dia recebemos um relatório sobre sua libertação, mas não foi possível corroborar isto", declarou o grupo no Twitter @ELN_RANPAL_COL, onde mais cedo havia anunciado a libertação dos jornalistas.

"O erro foi de RANPAL como meio que recebeu o relatório e não o confirmou pelos canais internos", mas ambos os reféns "estão em perfeitas condições".

O Exército da Libertação Nacional (ELN), que atualmente negocia a paz com o governo de Bogotá, havia anunciado a libertação dos jornalistas holandeses, sequestrados no noroeste do país na segunda-feira.

O ELN, última guerrilha ativa do país, sequestrou Derk Johannes Bolt, de 62 anos, e Eugenio Ernest Marie Follender, 58, no início da semana no município de El Tarra, em Norte de Santander.

Os jornalistas trabalham para o programa Spoorloos, que ajuda holandeses adotados a encontrar suas famílias biológicas em todo mundo. Seu site afirma que, desde seu lançamento em 1990, receberam mais de mil pedidos de ajuda por ano.

A guerrilha iniciou em fevereiro os diálogos de paz com o governo de Juan Manuel Santos em Quito, e segundo o chefe negociador do governo, Juan Camilo Restrepo, o sequestro dos jornalistas apenas "dificulta" as negociações.

Com o diálogo com o ELN, realizados em meio à conflagração, o governo de Santos busca a "paz completa" após a assinatura em novembro de um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Os holandeses foram sequestrados na mesma zona que, em maio de 2016, capturaram a jornalista colombiana-espanhola Salud Hernández e dois profissionais colombianos da emissora de televisão RCN.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos