Topo

ONU reduzirá forças de paz em Darfur

29/06/2017 20h07

Nações Unidas, Estados Unidos, 29 Jun 2017 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU concordou nesta quinta-feira em fazer uma redução significativa nas forças de paz em Darfur como parte de uma campanha promovida pelos Estados Unidos para cortar o orçamento da organização.

O Conselho aprovou por unanimidade a resolução redigida pela Grã-Bretanha. O número de soldados e policiais que atua na missão conjunta da União Africana e das Nações Unidas, conhecida como Unamid, será reduzido em pelo menos 30%.

Criada em 2007, a Unamid tem cerca de 16.000 capacetes azuis encarregados de proteger os civis na guerra entre as forças governamentais do Sudão e os combatentes a favor de Cartum contra grupos rebeldes.

A ONU e a União Africana argumentam que o conflito de Darfur está diminuindo e que a missão - entre as mais dispendiosas, com um orçamento de mais 1 bilhão de dólares - precisa sofrer cortes.

Grupos de direitos humanos advertem que o conflito está longe do fim e que a retirada das forças de paz da ONU deixará muitas áreas de Darfur sem testemunhas internacionais.

A Assembleia Geral prevê votar nessa sexta-feira o novo orçamento de manutenção da paz de 7,3 bilhões de dólares, abaixo dos atuais 7,87 bilhões.

O Conselho votou favoravelmente por uma redução gradual da Unamid, que acontecerá em duas fases de seis meses. A diminuição poderá ser revisada caso o governo sudanês não garanta a proteção em áreas das quais as forças de paz se retirarão.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, informará ao Conselho depois de seis meses se "as condições sobre o terreno continuam aptas para as novas reduções".

O Conselho decidiu manter a missão de paz no Mali, a Minusma, que conta com 13.300 soldados e 1.900 policiais, por um período de um ano.

Neste mês a ONU concluirá sua missão na Costa de Marfim, e em outubro a do Haiti.