EUA estão 'em contato' com Coreia do Norte por diálogo, diz secretário de Estado
Os Estados Unidos abriram "canais de comunicação" com a Coreia do Norte e avaliam se o regime de Kim Jong-un está disposto a dialogar sobre seu programa nuclear, declarou neste sábado (30), em Pequim, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson.
"Estamos avaliando" o regime norte-coreano, disse ele à imprensa.
"Perguntamos. Temos linhas de comunicação com Pyongyang. Não estamos às escuras, em um blecaute. Temos dois, três, canais de comunicação abertos. "Portanto, continuem atentos", completou.
O secretário de Estado deu essas declarações alguns dias depois de uma preocupante escalada verbal de ameaças entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano.
"Podemos falar com eles, falamos com eles", disse Tillerson, garantindo que a China --principal aliado e parceiro econômico da Coreia do Norte-- não está servindo de intermediária nas comunicações entre Washington e Pyongyang.
"São nossos próprios canais", explicou.
Hoje, Tillerson se reuniu com o presidente Xi Jinping para tratar da crise norte-coreana e para preparar a visita de Trump à China no início de novembro, como parte de uma turnê pela Ásia.
Pouco antes das declarações de Tillerson, uma organização estatal norte-coreana voltou a lançar insultos a Trump, chamando-o de "velho psicopata", em "missão suicida para provocar um desastre nuclear que reduzirá os Estados Unidos a um oceano de chamas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.