El Salvador declara alerta por proximidade da tempestade tropical Selma

San Salvador, 27 Out 2017 (AFP) - A Defesa Civil de El Salvador decretou, nesta sexta-feira, alerta em todo o país pela entrada da tempestade tropical Selma no Pacífico, três semanas depois de ter sido atingido pela tempestade Nate.

"Emitimos um alerta laranja em oito departamentos do país, e um alerta amarelo para os outros seis, devido à tempestade tropical Selma", declarou em coletiva de imprensa o diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez.

O alerta laranja, que está em vigor em departamentos sobretudo do litoral, indica risco alto, enquanto o alerta amarelo indica perigo moderado.

A tempestade Selma, que se desloca no Pacífico, tocará terra às 11H00 locais (15H00 em Brasília) de sábado, e pode provocar até 75 milímetros de chuvas, segundo a meteorologista Celina Kattan.

Meléndez indicou que a Comissão Nacional de Defesa Civil, Prevenção e Mitigação de Desastres se manterá em reunião permanente para atender a emergência.

O governo suspendeu as atividades escolares na próxima segunda-feira de forma preventiva.

Segundo estudos da ONU, 88,7% dos 20.742 km2 de território de El Salvador, com 6,6 milhões de habitantes, são vulneráveis a inundações e deslizamentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos