Explosão em plataforma de petróleo nos EUA deixa cinco desaparecidos

Chicago, 23 Jan 2018 (AFP) - Cinco trabalhadores de uma plataforma de petróleo em Oklahoma estavam desaparecidos nesta segunda-feira (22), após uma explosão que provocou um grande incêndio, informaram autoridades deste estado do centro dos Estados Unidos.

A plataforma, localizada perto da pequena cidade de Quinton, a leste de Oklahoma, explodiu por volta das 8H45 locais (12H45 de Brasília), informaram as autoridades.

Equipes de emergência encontraram 17 trabalhadores que fugiram das chamas, mas outros cinco permanecem desaparecidos.

"Procuramos um hotel nos arredores e até o momento ninguém foi encontrado", disse Kevin Enloe, encarregado da emergência do condado de Pittsburg, onde ocorreu o acidente, em coletiva de imprensa.

Um trabalhador foi levado de avião para um hospital com queimaduras, acrescentou.

Socorristas não puderam se aproximar a mais de 30 metros do fogo, e explosões secundárias os obrigaram a estabelecer um amplo perímetro.

"Não tentaram apagar o fogo diretamente para evitar sua propagação para materiais perigosos", disse Enloe. "Não há nenhuma necessidade de evacuação", esclareceu.

Funcionários dos serviços de emergências tentavam determinar como extinguir as chamas, que poderiam se prolongar durante a noite e a manhã de terça-feira.

A plataforma é de propriedade de Patterson-UTI, um provedor de perfurações de poços a empresas americanas de petróleo e gás, segundo o qual se desconhecem até o momento as causas do acidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos