Justiça alemã vai decidir na terça-feira sobre restrições a diesel
Leipzig, Alemanha, 22 Fev 2018 (AFP) - A Justiça alemã marcou para 27 de fevereiro sua decisão sobre eventuais restrições à circulação dos veículos a diesel mais poluentes em grandes cidades, anunciou nesta quinta-feira (22) o presidente da Corte Federal Administrativa.
Essa jurisdição, que deveria se pronunciar nesta quinta, espera "debater em profundidade" a questão crucial para a proteção do ar e o futuro da indústria automobilística alemã.
Os estados de Bade-Wurtemberg e Renânia do Norte-Westfalia recorreram ao tribunal após serem condenados, em primeira instância, a aplicar a proibição aos carros mais poluentes em suas capitais. O processo foi movido pela Deutsche Umwelthilfe (DUH), associação de proteção ao meio-ambiente.
A DUH pretende obrigar dezenas de localidades alemãs - entre elas, Stuttgart (sul) e Dusseldorf (oeste) - a tomar medidas mais rigorosas contra a poluição do ar.
Agora, a Corte Federal Administrativa, em Leipzig, deve decidir se as autoridades têm a obrigação de proibir veículos a diesel em algumas regiões. Eles são responsáveis por grande parte das emissões de óxido de nitrogênio, que favorecem doenças respiratórias e cardiovasculares.
Segundo a Agência Federal de Meio Ambiente, cerca de 70 cidades alemãs têm níveis de dióxido de nitrogênio superiores ao limite anual médio de 40 microgramas/m³ em 2017. Munique, Stuttgard e Colônia são os casos mais extremos.
A medida afetaria 9,4 milhões de veículos a diesel de normas Euro 5 e anteriores, comercializados até 2015, registrados na Alemanha.
tgb/hmn/jh/jvb/es/ll
VOLKSWAGEN
Essa jurisdição, que deveria se pronunciar nesta quinta, espera "debater em profundidade" a questão crucial para a proteção do ar e o futuro da indústria automobilística alemã.
Os estados de Bade-Wurtemberg e Renânia do Norte-Westfalia recorreram ao tribunal após serem condenados, em primeira instância, a aplicar a proibição aos carros mais poluentes em suas capitais. O processo foi movido pela Deutsche Umwelthilfe (DUH), associação de proteção ao meio-ambiente.
A DUH pretende obrigar dezenas de localidades alemãs - entre elas, Stuttgart (sul) e Dusseldorf (oeste) - a tomar medidas mais rigorosas contra a poluição do ar.
Agora, a Corte Federal Administrativa, em Leipzig, deve decidir se as autoridades têm a obrigação de proibir veículos a diesel em algumas regiões. Eles são responsáveis por grande parte das emissões de óxido de nitrogênio, que favorecem doenças respiratórias e cardiovasculares.
Segundo a Agência Federal de Meio Ambiente, cerca de 70 cidades alemãs têm níveis de dióxido de nitrogênio superiores ao limite anual médio de 40 microgramas/m³ em 2017. Munique, Stuttgard e Colônia são os casos mais extremos.
A medida afetaria 9,4 milhões de veículos a diesel de normas Euro 5 e anteriores, comercializados até 2015, registrados na Alemanha.
tgb/hmn/jh/jvb/es/ll
VOLKSWAGEN
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.