Trump ainda avalia decisão sobre o acordo nuclear com o Irã

Washington, 29 Abr 2018 (AFP) -

Donald Trump ainda não tomou uma decisão sobre o eventual abandono do acordo nuclear com o Irã, informou neste domingo John Bolton, conselheiro de Segurança Nacional do presidente americano.

"Ainda não há uma decisão tomada sobre o tema", disse Bolton em uma entrevista ao canal Fox.

Trump deve anunciar até 12 de maio se abandona - como prometeu em diversas ocasiões - o texto assinado em julho de 2015 após intensas negociações.

O presidente americano "está examinando" a proposta do colega francês Emmanuel Macron sobre a abertura de negociações para um novo acordo ampliado, destacou o conselheiro.

Macron propôs no início da semana ao presidente americano preservar o acordo original, que seria um dos pilares de um futuro texto, e abordar alguns temas como a atividade nuclear iraniana depois de 2025 - quando seriam retiradas as restrições estipuladas no acordo -, os mísseis iranianos e uma via para limitar o papel de Teerã no Oriente Médio.

"Acredito que é algo que interessa ao presidente e pelo qual vale a pena refletir", disse Bolton.

A respeito da eventual desnuclearização da Coreia do Norte, Bolton afirmou que é possível tomar como referência "o modelo líbio de 2003, 2004", em uma citação ao abandono em dezembro de 2003 por parte de Muamar Khadafi, que na época dirigia o país, do programa de desenvolvimento de armas nucleares da Líbia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos