PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de 7,1 graus é registrado na fronteira entre Brasil e Peru

24/08/2018 19h08

Lima, 24 Ago 2018 (AFP) - Um forte terremoto de 7,1 graus de magnitude foi registrado nesta sexta-feira (24) em uma área da fronteira entre Brasil e Peru, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"Até o momento não registramos danos ou vítimas. Continuamos monitorando a situação", afirmou em um primeiro boletim o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci).

Horas mais tarde, a instituição ratificou em um novo boletim que o sismo não teve maiores consequências.

O chefe do Indeci, Jorge Chávez, explicou que a profundidade do sismo, com epicentro em uma zona despovoada da fronteira entre Peru e Brasil, ajudou a reduzir seus efeitos destrutivos.

"A profundidade (616 km) do sismo faz com que esta força se dissipe e o dano não seja tão violento", disse Chávez à rádio local RPP ao dar seu último boletim.

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) calculou um terremoto de 7,0 graus na escala Richter, que aconteceu às 4H04 locais (6H04 de Brasília). O epicentro foi localizado 123 km ao sul da localidade de Purus, na região de Ucayali e a 616 km de profundidade.

O Centro de Operações de Emergência Regional de Ucayali indicou que nas províncias de Atalaya e Purús o sismo foi percebido pela população de forma moderada.

Na região amazônica Madre de Dios, localizada no limite com o Brasil e a Bolívia, o sismo "foi de forte intensidade na localidade de Boca Manu, sem relatos de danos".