Japão anuncia orçamento de Defesa recorde
Tóquio, 21 dez 2018 (AFP) - O orçamento de Defesa do Japão aumentará no próximo ano fiscal e alcançará o valor recorde de 47 bilhões de dólares, em meio a medidas para reforçar sua defesa antimísseis e obter mais caças para fazer frente a China.
As previsões para a Defesa integram o orçamento nacional de 912 bilhões de dólares aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro, Shinzo Abe, previsto para o próximo ano fiscal, que começa em abril 2019.
O governo decidiu destinar 47 bilhões de dólares à defesa, o quinto recorde consecutivo, anunciaram fontes do ministério.
A quantia recorde inclui o custo de introdução do sistema americano de interceptação de mísseis Aegis.
O orçamento também cobre a aquisição de seis caças americanos F-35A e dos primeiros porta-aviões japoneses desde a Segunda Guerra Mundial.
O governo de Abe alega que os esforços são necessários diante dos desafios regionais cada vez maiores em termos de segurança, ao citar a tensão com a Coreia do Norte e a crescente presença militar da China.
si/ric/qan/plh/am/es/pc/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.