Topo

EUA garantirá que transações comerciais com Venezuela beneficiem governo Guaidó

25/01/2019 22h25

Washington, 26 Jan 2019 (AFP) - Os Estados Unidos garantirão que todos os intercâmbios comerciais com a Venezuela beneficiem o novo governo do presidente interino, Juan Guaidó, reconhecido esta semana pela administração de Donald Trump, informou nesta sexta-feira um porta-voz do departamento do Tesouro.

"Esta semana, o presidente Trump reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela (...) e os Estados Unidos utilizarão suas ferramentas econômicas e diplomáticas para garantir que as transações comerciais com o governo venezuelano, incluindo as que envolvam empresas estatais e reservas internacionais, sejam consistentes com este reconhecimento".

O conselheiro de Segurança Nacional da presidência dos EUA, John Bolton, disse na véspera que entregar o dinheiro da Venezuela ao governo interino de Guaidó é "coerente" com o reconhecimento deste como presidente interino.

"Nosso enfoque agora é desconectar o regime ilegítimo de (Nicolás) Maduro de sua fonte de renda", declarou Bolton, explicando que a estratégia busca que tudo o que for faturado para a Venezuela vá para o governo de transição.

ad/lr