Topo

Trump sugere que pode declarar estado de emergência para construir muro

"Acho que há muitas possibilidades de que tenhamos que fazer isso", declarou Trump aos jornalistas na Casa Branca - MANDEL NGAN/AFP
"Acho que há muitas possibilidades de que tenhamos que fazer isso", declarou Trump aos jornalistas na Casa Branca Imagem: MANDEL NGAN/AFP

01/02/2019 18h44

O presidente americano, Donald Trump, sugeriu nesta sexta-feira (1) que poderia declarar "estado de emergência" para construir o muro na fronteira com o México, fugindo da aprovação pelo Congresso.

"Acho que há muitas possibilidades de que tenhamos que fazer isso", declarou Trump aos jornalistas na Casa Branca em uma coletiva de imprensa sobre tráfico de pessoas.

A dúvida que surgiu é se aproveitará o espaço de discurso sobre o Estado da União para fazer o anúncio, algo que o presidente americano deixou em suspenso.

"Bom, digo que ouçam atentamente o (discurso do) Estado da União, acho que parecerá muito emocionante", respondeu sorrindo.

Após uma disputa que durou mais de um mês, que manteve o governo parcialmente fechado e 800.000 funcionários de licença, Trump cedeu no final de janeiro em sua exigência ao Congresso de lhe concederem financiamento para construir o muro, sob pena de não assinar o orçamento.

Para sair do impasse, o presidente assinou uma prorrogação do orçamento até 15 de fevereiro, pelo qual o debate não está selado e ainda há o risco de que uma paralisação orçamentária volte a acontecer.

Na quinta-feira, Trump descreveu as negociações com os democratas como uma "perda de tempo".

Se Trump declarar o "estado de emergência" para construir o muro, poderá ter acesso a fundos especiais. No entanto, é quase certo que a iniciativa será freada por recursos judiciais, já que a oposição afirma que não há uma emergência real na fronteira.