Topo

Ao menos 30 bombeiros morrem em incêndio florestal na China

1.abr.2019 - Imagem do incêndio florestal no município de Yalongjiang, no distrito de Muli, prefeitura autônoma de Liangshan Yi, província de Sichuan, sudoeste da China - Lin Jiping/Xinhua
1.abr.2019 - Imagem do incêndio florestal no município de Yalongjiang, no distrito de Muli, prefeitura autônoma de Liangshan Yi, província de Sichuan, sudoeste da China Imagem: Lin Jiping/Xinhua

01/04/2019 11h16

Pelo menos 30 bombeiros morreram na China em um incêndio florestal que arrasa uma zona montanhosa do sudoeste do país, anunciaram as autoridades hoje.

Cerca de 700 bombeiros foram enviados ontem para combater o incêndio, que começou no sábado no condado de Muli, província de Sichuan, informou o Ministério de Situações de Emergência em um comunicado.

As equipes de resgate encontraram os corpos de 30 bombeiros, com os quais as autoridades perderam contato após uma súbita mudança na direção do vento, que causou "uma gigantesca bola de fogo", informou o ministério.

O presidente Xi Jinping enviou "instruções importantes" para as forças de segurança e serviços de resgate, disse o ministério.

Outro incêndio florestal que durou dois dias na província de Shanxi (norte) foi controlado ontem, informou a agência de notícias Xinhua. Mais de 9.000 pessoas tiveram que deixar suas casas devido ao desastre, o que não causou vítimas.

Em outro incidente, cerca de 3.000 bombeiros controlaram outro incêndio florestal ontem nos subúrbios de Pequim, que começou no sábado e devastou 42 hectares de vegetação.

O Centro Nacional de Meteorologia da China alertou para um aumento do risco de incêndios no norte do país devido às altas temperaturas e menos chuvas em comparação com os últimos anos, disse a Xinhua.