Topo

Londres acha preocupante a violência em Hong Kong

11/11/2019 14h33

Londres, 11 Nov 2019 (AFP) - O Ministério das Relações Exteriores da Inglaterra considerou preocupante a violência registrada em Hong Kong como visto nesta segunda-feira, um dos dias mais caóticos nos cinco meses de mobilizações pró-democráticas na ex-colônia britânica sob soberania chinesa.

"Os eventos de hoje são profundamente perturbadores. Estamos seriamente preocupados com a atual violência e a escalada entre manifestantes e a polícia", disse um porta-voz do ministério.

"Os manifestantes devem evitar a violência e a polícia não deve responder desproporcionalmente. Todas as partes precisam encontrar uma maneira de avançar no diálogo", disse em um breve comunicado.

Nesta segunda-feira, um policial atirou em manifestantes mascarados e um homem discutindo com manifestantes foi queimado vivo.

Segundo as autoridades locais, ambos estão hospitalizados em estado crítico.

Os manifestantes, que lançaram um dia de ação em toda a cidade para paralisar o centro financeiro, reagiram ao tiroteio do policial, vandalizando estações de metrô, colocando barricadas nas ruas e destruindo lojas ao longo do dia.

acc/mb/cn