• ENTRE
Topo

Esse conteúdo é antigo

Empresário libanês doa cartola e outros objetos de Hitler para fundação judaica

Matthias Balk/AFP
Imagem: Matthias Balk/AFP

Em Genebra (Suíça)

24/11/2019 11h06

Um empresário libanês que vive na Suíça decidiu doar a uma fundação israelense uma cartola e outros objetos pertencentes a Adolf Hitler comprados em um controverso leilão em Munique (sul da Alemanha).

Abdullah Chatila, que se tornou milionário graças ao comércio de diamantes e investimentos imobiliários em Genebra, disse ao semanário suíço Le Matin Dimanche que "quis comprar esses itens para que não fossem usados para fins de propaganda neonazista".

Continua após publicidade

"Minha abordagem é totalmente apolítica e neutra", disse ele.

No leilão organizado na quarta-feira pela casa alemã Hermann Histórica, o empresário pagou cerca de 545.000 euros para adquirir 10 lotes, incluindo uma cartola de Hitler, sua caixa de charutos, sua máquina de escrever e uma edição de luxo de seu livro "Mein Kampf" com uma águia e uma suástica, que pertenceu ao líder nazista Hermann Goering.

"O populismo de direita e o antissemitismo estão avançando em toda a Europa e no mundo. Eu não queria que esses objetos caíssem em mãos erradas e fossem usados por pessoas com intenções desonestas", disse Chatila ao semanário suíço.

Justiça decide que casa onde Hitler nasceu é do Estado

Band Notí­cias

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade