Chile: 92,4% da população apoia nova Constituição, diz pesquisa
Santiago, 17 dez 2019 (AFP) - O apoio a uma nova Constituição no Chile alcançou 92,4%, e o apoio a uma carta fundamental redigida por uma Assembleia Constituinte registrou 73,1%, de acordo com os resultados da consulta municipal voluntária e não vinculante realizada no fim de semana.
Os números parciais foram entregues nesta terça-feira pela Associação de Municípios ao presidente Sebastián Piñera, cujo governo enfrenta protestos em massa há dois meses para exigir reformas econômicas e sociais.
A consulta municipal foi realizada até domingo em 225 municípios do país, das quais 2,1 milhões de pessoas participaram.
No entanto, a apuração dos votos de 119 municípios, cerca de 400.000 votos, ainda está pendente.
Os resultados também fornecem 73,1% de apoio à realização de uma "Convenção Constitucional" ou Assembleia Constituinte, composta por cidadãos eleitos inteiramente para esse fim. Segundo os votos apurados, 24,9% apoiaram a "Convenção Mista", composta igualmente por cidadãos eleitos e parlamentares em exercício.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.