Topo

Harvey Weinstein levado para a violenta prisão de Rikers após operação cardíaca

05/03/2020 20h59

Nova York, 5 Mar 2020 (AFP) - O ex-produtor de Hollywood, Harvey Weinstein, declarado culpado há 10 dias por agressão sexual e estupro, foi levado nesta quinta-feira para a prisão de Rikers Island, famosa por episódios de violência, após ser submetido a uma operação cardíaca.

Weinstein estava hospitalizado desde o último 24 de fevereiro, após sofrer de dores no peito e palpitações, depois que o júri de Manhattan o condenou.

O produtor, cujos filmes ganharam 81 prêmios no Oscar, foi levado à enfermaria da Rikers após uma operação, disse à AFP sua porta-voz, Juda Engelmayer.

Foi submetido a uma cirurgia para desbloquear o coração, disse Engelmayer, sem dar detalhes. Vários jornais americanos informaram que foi colocado um stent nele na última quarta à noite.

Após quase um mês de julgamento e cinco dias de deliberações, o júri considerou Weinstein culpado de agressão sexual em primeiro grau por praticar sexo oral na ex-assistente de produção Mimi Haleyi em julho de 2006, e por estupro em terceiro grau da ex-atriz Jessica Mann em março de 2013.

O veredito foi considerado histórico para o movimento #MeToo contra em relação ao assédio e à agressão sexual.

Weinstein foi denunciado por assédio, agressão sexual ou estupro por mais de 80 mulheres que o acusaram de assédio ou agressão sexual.

Seus advogados anunciaram que irão apelar a sentença.

A sentença será definida no próximo 11 de março pelo juiz James Burke.

Ele ainda enfrentará um novo julgamento em Los Angeles, ainda sem data definida, após a histórica condenação em Nova York.

O Ministério Público de Los Angeles o acusa de ter agredido sexualmente a ex-modelo Lauren Young em um banheiro de um quarto de um hotel em Beverly Hills, em 2013, quando a aspirante a atriz tinha 22 anos.

Ele também é acusado de ter estuprado uma modelo italiana na noite anterior ao incidente com Young.

cat-lbc/dg/rsr/bn