Topo

Esse conteúdo é antigo

França é "favorável" a reabrir fronteiras na UE em 15 junho

17.mai.2020 - Pessoas se sentam nas margens do Rio Sena, na França, após o país gradualmente relaxar medidas de confinamento pelo coronavírus - Gonzalo Fuentes/Reuters
17.mai.2020 - Pessoas se sentam nas margens do Rio Sena, na França, após o país gradualmente relaxar medidas de confinamento pelo coronavírus Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

28/05/2020 13h42

O primeiro-ministro francês Édouard Philippe anunciou nesta quinta-feira que a França é "a favor" que as fronteiras internas da Europa sejam reabertas a partir de 15 de junho, sem quarentena imposta aos viajantes.

"Vamos aplicar a reciprocidade" se alguns países impuserem uma quarentena de 14 dias aos franceses, disse Philippe.

Quanto às fronteiras externas, "a decisão será tomada coletivamente com todos os países europeus até 15 de junho", afirmou.

O governo francês anunciou que os museus e monumentos do país serão reabertos em 2 de junho, mas com o obrigatório de máscaras.

Salas de exposições e teatros também voltarão a receber o público, salvo na região de Paris, uma das mais atingidas pela pandemia.

Nesta mesma data também serão abertos cafés e restaurantes, com algumas restrições, após quase dois meses e meio de fechamento pela pandemia de coronavírus.

Em todo país, estes estabelecimentos poderão receber dez pessoas por mesa. A exceção fica por conta de Paris, onde apenas os terraços estarão autorizados a receber clientes por enquanto.