Plano de Trump para reduzir tropas preocupa Alemanha
Frankfurt am Main, 7 Jun 2020 (AFP) - O ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, manifestou sua preocupação com as matérias dos jornais sobre a intenção do presidente Donald Trump de reduzir o número de tropas dos EUA estacionadas na Alemanha e insistiu na necessidade de uma estreita colaboração entre os dois países.
Na sexta-feira (5), "The Wall Street Journal" informou que Trump pediu ao Pentágono que reduza o número de militares permanentes na Alemanha em 9.500. Hoje, há 34.500 soldados espalhados nas 21 bases militares americanas na Alemanha.
Segundo analistas, isso reduziria significativamente o peso dos Estados Unidos na defesa militar da Europa, sob o guarda-chuva da OTAN.
"Agradecemos pela cooperação com as Forças Armadas americanas, que cresceram ao longo das décadas. Isso é do interesse de ambos os países", disse ele jornal "Bild am Sonntag", embora tenha admitido que as relações são menos estreitas no governo Trump.
"Somos aliados em nossa aliança transatlântica. Mas é complicado", admitiu Maas.
Até agora, os Estados Unidos não confirmaram oficialmente seu plano de reduzir o número de suas tropas na Alemanha para 25.000.
Tudo isso ocorre em um contexto de tensão entre o governo Trump e seus parceiros europeus sobre gastos com defesa, ou relações comerciais, entre outros tópicos em diferentes áreas.
mfp/txw/me/zm/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.