Topo

Esse conteúdo é antigo

Força aérea dos EUA intercepta quatro aeronaves russas perto do Alasca

Caça F-22 intercepta avião russo de reconhecimento - Caça F-22 intercepta avião russo de reconhecimento
Caça F-22 intercepta avião russo de reconhecimento Imagem: Caça F-22 intercepta avião russo de reconhecimento

Da AFP

27/06/2020 16h26

Resumo da notícia

  • Aviões de reconhecimento russos Tu-142 foram interceptados a 120 km do Alasca
  • É a quarta vez este mês que EUA interceptam aviões militares russos perto do Alasca
  • Em maio, ministério da Defesa russo publicou imagens de bombardeiros americanos interceptados depois de sobrevoarem mares perto da Rússia

A força aérea americana interrompeu hoje a rota de quatro aviões de reconhecimento russos Tu-142 a 120 km do Alasca, informou o comando de segurança aérea dos Estados Unidos e do Canadá (Norad).

Caças F-22 "interceptaram quatro aviões de reconhecimento russos Tu-142 que entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea (Adiz) do Alasca em 27 de junho", destacou o Norad em um comunicado.

A Adiz é uma área na qual o tráfego aéreo é monitorado pelo exército de um ou de mais países para além de seu espaço aéreo nacional, para proporcionar tempo de reação adicional em caso de manobra hostil.

Os Estados Unidos estabeleceram quatro, mas outros 12 países também criaram as suas. A do Alasca se estende a aproximadamente 320 km da costa.

"Os Tu-142 se aproximaram a 65 milhas náuticas (120 km) das ilhas Aleutianas do sul do Alasca e ficaram na Adiz durante quase oito horas", informou o Norad, destacando que as aeronaves russas tinham entrado no espaço aéreo americano.

Esta é a quarta vez este mês que os Estados Unidos interceptam aviões militares russos perto do Alasca.

Em 29 de maio, o Ministério da Defesa russo publicou imagens de dois bombardeiros B-1 americanos interceptados pela defesa aérea russa depois de sobrevoarem os mares Báltico e Negro, perto da Rússia.