EUA aprova venda ao Japão de 105 aviões de combate F-35
Washington, 10 Jul 2020 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (9) a aprovação da venda de 105 caças F-35 ao Japão por uma quantia estimada em 23,11 bilhões de dólares.
O Japão tinha solicitado a aquisição de 63 F-35A, versão tradicional deste avião de combate equipado com eletrônica destinada à força aérea, e 42 F-35B, a versão com decolagem curta e aterrissagem vertical para porta-aviões, informou em um comunicado o Departamento de Estado.
A diplomacia americana decidiu dar luz verde à transação, que "reforçará a segurança de um importante aliado" na região da Ásia e do Pacífico, segundo a declaração.
"É de interesse vital para os Estados Unidos ajudar o Japão a desenvolver e manter uma forte e efetiva capacidade de autodefesa", acrescentou.
A compra do Japão ocorre em resposta à rápida modernização do exército chinês.
No final de 2018, o governo japonês aprovou um plano de defesa de cinco anos que inclui a incorporação em seu arsenal de dois porta-aviões, uma primícia desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
O orçamento da defesa do Japão para 2020-2021 alcança um recorde de 50,3 bilhões de dólares, sobretudo para financiar a compra destes F-35 americanos.
sl/la/gfe/ll/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.