PUBLICIDADE
Topo

Ataque dos EUA contra grupo Estado Islâmico deixa sete mortos na Somália

22/07/2020 13h53

Washington, 22 Jul 2020 (AFP) - Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (22) que realizou um ataque aéreo na Somália contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), operação na qual morreram sete milicianos.

O ataque das forças americanas ocorreu próximo ao porto de Bossasso, no golfo de Áden, disse o comando militar dos EUA para a África (Africom) em comunicado.

Sete jihadistas morreram no ataque, indicou o Africom, acrescentando que, até onde se sabe, nenhum civil foi morto ou ferido pela ofensiva.

O comando acrescentou que estava "na região para aconselhar e ajudar as forças da Somália e aliados". O grupo EI atacou recentemente o exército somaliano.

O grupo atua na região semiautônoma de Puntlandia, no norte da Somália, onde seus combatentes montaram acampamentos de treinamento e armazenamento de armas, em sua maioria procedentes do vizinho Iêmen.

Sua presença é pequena nesse país africano se comparada à dos militantes islâmicos de Al Shabab, vinculados ao Al Qaeda, que são de longe a principal força fundamentalista na Somália.

O grupo, que se juntou oficialmente ao Al Qaeda em 2012, tem atualmente entre 5.000 e 9.000 combatentes, segundo estimativas.

No entanto, cerca de 200 desses milicianos abandonaram suas fileiras para juntar-se ao EI.

sl/seb/piz/mls/aa