Topo

Isaías toca terra na Carolina do Norte como furação de categoria 1

04/08/2020 01h14

Myrtle Beach, Estados Unidos, 4 Ago 2020 (AFP) - O fenômeno climático Isaías tocou terra na noite desta segunda-feira (3) na Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, como um furação de categoria 1, com ventos de até 140 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O furacão atingiu a parte sul do estado, perto de Ocean Isle Beach, às 23h10 locais (00h10 de terça-feira, horário de Brasília) e os meteorologistas alertaram para fortes chuvas e ventos de tempestade.

"Existe o perigo de inundações que ameaçam a vida devido ao aumento da água movendo-se terra adentro desde a costa", segundo o NHC.

O órgão também urgiu a população nas zonas de alerta a "tomar todas as medidas necessárias para proteger a vida e a propriedade devido ao aumento de água e à possibilidade de outras condições perigosas".

O presidente Donald Trump declarou mais cedo em coletiva de imprensa que havia declarado estado de emergência na Flórida e nas Carolinas, a fim de liberar verbas federais.

"Sugiro a todos que sigam as orientações das autoridades estaduais e locais", indicou, assinalando que as mesmas foram "muito precisas até o momento".

to/jah/rsr/am