Topo

Al-Qaeda mata dentista acusado de espionagem no Iêmen

16/08/2020 07h55

Dubai, 16 Ago 2020 (AFP) - Integrantes da rede terrorista Al-Qaeda no Iêmen executaram um dentista que era acusado de espionagem a favor do governo e de ter coordenado ataques de drones americanos contra seus membros, informou uma autoridade local neste domingo.

A execução aconteceu no sábado em Somaa, distrito da província de Al-Baida, no centro do país em guerra, afirmou uma fonte do governo provincial que pediu anonimato.

O corpo do dentista crucificado, Motthar al-Youssoufi, foi pendurado em um muro do centro de saúde em que ficava sua clínica, de acordo com a mesma fonte.

O braço iemenita do grupo extremista, Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), publicou um vídeo que contém, segundo a organização, "confissões" do dentista que admite ter colaborado com os serviços de segurança do governo e ter colocado chips para guiar os disparos de drones americanos contra membros da rede.

A rede jihadista está presente na província de Al-Baida, controlada pelo governo, depois de ter recuado de várias posições no sul e leste do país, completou a fonte.

A AQPA é considerada pelo governo dos Estados Unidos o braço mais perigoso da Al-Qaeda. O grupo reivindicou ataques neste país e na Europa, além do Iêmen.

faw/jj/mh/tp/mis/zm/fp