Topo

Esse conteúdo é antigo

Quatro pessoas morrem na Espanha após contrair o vírus do Nilo Ocidental

Vírus da febre do Nilo Ocidental - AFP
Vírus da febre do Nilo Ocidental Imagem: AFP

14/09/2020 13h11

O número de mortos em um surto do vírus do Nilo Ocidental no sul da Espanha aumentou para quatro, informaram hoje as autoridades locais.

A quarta vítima é uma mulher de 87 anos hospitalizada na cidade de Puerto Real (província de Cádiz) devido à doença, transmitida pela picada de um mosquito, informou em nota a Secretaria de Saúde do governo regional da Andaluzia.

Outras três pessoas morreram desta doença na província vizinha de Sevilha, onde o surto começou nas cidades de Coria del Río e La Puebla del Río, ambas nas margens do Guadalquivir.

Mais dez pessoas estão internadas pela doença nessas duas províncias, quatro delas na unidade de terapia intensiva.

O vírus do Nilo Ocidental tem sintomas semelhantes aos da gripe, mas em casos extremos pode causar tremores, febre, coma e uma inflamação do cérebro conhecida como encefalite. Também pode causar meningite.

Descoberto em 1937 em Uganda, o vírus é espalhado por aves e transmitido para os humanos pela picada de mosquitos. Ocorre na África, Ásia, Europa e Austrália.

O governo regional da Andaluzia ordenou a pulverização de várias áreas úmidas da zona para matar os mosquitos e reduzir o risco de transmissão.