Arroz 'Uncle Ben's' muda de nome para evitar estereótipos raciais
Nova York, 23 Set 2020 (AFP) - Após vários meses de reflexão, o gigante do setor alimentício Mars anunciou a mudança de nome e logotipo de sua famosa marca de arroz Uncle Ben's, para evitar transmitir estereótipos sobre a minoria negra nos Estados Unidos.
O grupo já havia admitido, em junho passado, em meio aos multitudinários protestos contra o racismo e a brutalidade policial para com os negros, que havia "chegado o momento de uma evolução na marca Uncle Ben's, incluindo a figura que a identifica".
Mars optou, assim, por mudar o nome da marca para "Ben's Original" e abandonar o logotipo com o rosto de um senhor afro-americano. A imagem "poderia" evocar os escravos das plantações de arroz do sul segregacionista.
"Nas últimas semanas, ouvimos milhares de consumidores, nossos próprios funcionários e outras partes afetadas em todo mundo", afirmou a presidente da Mars, Fiona Dawson, em um comunicado divulgado nesta quarta.
"Compreendemos as desigualdades associadas ao nome e à imagem da marca anterior", acrescentou.
Os pacotes com o novo nome e logo estarão nas lojas em 2021.
Além disso, a Mars pretende financiar programas de apoio às comunidades negras de Greenville, no Mississippi, o estado do sul dos Estados Unidos onde se produz o arroz "Ben's Original" há mais de 40 anos.
A Mars não é a única empresa a abandonar logos e nomes considerados insultantes. A Pepsico decidiu mudar a marca Aunt Jemima e seu logo com a imagem de uma mulher negra que adorna frascos de xarope de bordo e misturas para panquecas, presente nas prateleiras americanas por mais de 130 anos.
jum/lo/leo/yow/gma/tt
PEPSICO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.