Topo

Esse conteúdo é antigo

Paris prepara sua primeira estátua de uma heroína negra contra a escravidão

Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, na inauguração do parque onde estátua será colocada - Guay Bertrand/AFP
Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, na inauguração do parque onde estátua será colocada Imagem: Guay Bertrand/AFP

26/09/2020 11h37

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, inaugurou neste sábado (26) um parque na capital francesa onde colocará a primeira estátua de uma heroína negra que lutou contra a escravidão na ilha francesa de Guadalupe no Caribe, no início do século XIX.

A mulher, chamada Solitude, foi uma "histórica heroína dos escravos de Guadalupe (...), nascida em 1772" e "filha de uma escrava africana e de um marinheiro branco", segundo indica a Cidade de Paris em um comunicado.

Hidalgo afirmou que a estátua será colocada no jardim inaugurado em Paris, chamado Solitude em homenagem à "mulher que, por sua valentia e seu compromisso com a justiça e a dignidade, abriu junto com outros o caminho para uma abolição definitiva da escravidão na França".

"Em breve, uma estátua desta heroína, a primeira de uma mulher negra em Paris, será colocada aqui" neste parque, disse a prefeita.

Em maio de 1802, uma expedição francesa desembarcou em Guadalupe, seguindo ordens de Bonaparte, para restabelecer a escravidão abolida em 1794.

Diante das tropas francesas, a resistência se organizou, apoiada por ex-escravos, entre eles várias mulheres e a própria Solitude, que se juntou aos combates mesmo grávida.

Solitude foi presa e condenada à morte. Em 29 de novembro de 1802, no dia seguinte a dar à luz, foi executada por enforcamento.