Trudeau teme "perturbações" em caso de resultado apertado nas eleições americanas
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou nesta quinta-feira (8) que teme "certas perturbações" nos Estados Unidos em caso de um resultado apertado nas eleições presidenciais americanas de 3 de novembro.
Todos enxergamos a polarização nos Estados Unidos com certa preocupação", declarou Trudeau ao comentar a situação política do país vizinho a menos de um mês para as eleições americanas.
"Todos observamos atentamente as eleições americanas devido ao potencial impacto sobre a economia canadense e sobre os canadenses", continuou em coletiva de imprensa.
"Esperamos que aconteça uma transição sem problemas ou que tenha um resultado claro" na eleição entre o presidente Donald Trump e o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, disse Trudeau.
"Se [o resultado] for menos claro, poderia haver certas perturbações e devemos estar preparados para qualquer resultado" nas eleições, concluiu o primeiro-ministro canadense.
O presidente Trump colocou em dúvida a integridade do processo eleitoral de 3 de novembro devido à existência do voto por correspondência. O mandatário não se comprometeu com uma transição pacífica caso perca nas urnas.
Os Estados Unidos são o principal sócio comercial do Canadá. As fronteiras entre os dois países estão fechadas devido à pandemia até 21 de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.