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Virgin Hyperloop faz primeiro teste com passageiros de trem ultrarrápido

A Virgin Hyperloop realizou ontem um teste com seu trem futurista ultrarrápido, no deserto de Nevada, dos EUA. Dois passageiros estavam a bordo do trem - Virgin Hyperloop/Reuters
A Virgin Hyperloop realizou ontem um teste com seu trem futurista ultrarrápido, no deserto de Nevada, dos EUA. Dois passageiros estavam a bordo do trem Imagem: Virgin Hyperloop/Reuters

09/11/2020 09h10

A empresa de tecnologia Virgin Hyperloop anunciou nesta segunda-feira que executou com sucesso o primeiro teste de transporte de passageiros no deserto de Nevada a bordo de um trem futurista ultrarrápido.

Duas pessoas embarcaram no trem - funcionários da Virgin Hyperloop - no domingo para um percurso em uma pista de testes de 500 metros em 15 segundos, alcançando 172 km/h, segundo um comunicado da empresa.

A Virgin não é a única empresa que desenvolve o sistema, que consiste em deslocar em suspensão cápsulas capazes de movimentar-se entre 1.000 km/h e 1.200 km/h dentro de tubos de baixa pressão colocados em postes.

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Dois funcionários da Virgin Hyperloop participaram do teste com o trem ultrarrápido, nos EUA. O percurso em uma pista de testes de 500 metros foi feito em 15 segundos, alcançando 172 km/h
Imagem: Virgin Hyperloop/Reuters

"Não posso dizer quantas vezes perguntaram se o Hyperloop é seguro. Graças a este teste com passageiros, respondemos com sucesso a esta pergunta", disse Jay Walder, CEO da Virgin Hyperloop, citado no comunicado.

O conceito do Hyperloop foi lançado em 2013 pelo bilionário Elon Musk, fundador da empresa de carros elétricos Tesla e da empresa de exploração espacial SpaceX.

Mas outras empresas de tecnologia entraram na disputa, incluindo a Virgin, a americana Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT ou HTT) e a canadense TransPod.

A Virgin Hyperloop foi fundada em 2014 em Los Angeles com o nome Hyperloop Technologies, antes de ser rebatizada em 2017 com a chegada do bilionário britânico Richard Branson. O objetivo declarado é colocar o trem em funcionamento até meados da década.