Secretária de Transporte de Trump encabeça renúncias de alto nível na Casa Branca
Washington, 7 Jan 2021 (AFP) - A secretária de Transportes dos Estados Unidos, Elaine Chao, anunciou nesta quinta-feira (7) que deixará seu cargo após o ataque ao Capitólio, no que seria a renúncia de mais alto nível no governo Donald Trump, marcado pela violência.
Chao, esposa do líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse o ocorrido na quarta-feira foi "um evento traumático, totalmente evitável, já que apoiadores do presidente invadiram o prédio do Capitólio depois de um protesto que ele convocou".
"Isso me perturbou de tal forma que não posso ignorar", declarou em um comunicado.
Horas antes, o ex-chefe de gabinete Mick Mulvaney renunciou a um cargo diplomático e deu a entender que a sequência de renúncias na Casa Branca poderia continuar.
"Não posso ficar aqui depois de ontem. Não se pode olhar para ontem e pensar: quero fazer parte disso de alguma forma", disse Mulvaney, que servia como enviado especial na Irlanda do Norte, ao canal CNBC.
"Aqueles que optaram por continuar, e eu falei com muitos deles, o fazem porque temem que alguém pior entre em seu lugar", explicou ele.
Já na quarta-feira, o vice-conselheiro de Segurança Nacional Matt Pottinger e a porta-voz da primeira-dama Melania Trump, Stephanie Grisham, renunciaram.
Em outra demonstração de crise na Casa Branca, Trump retirou nesta quinta a nomeação de Chad Wolf como chefe permanente do Departamento de Segurança Interna, cargo que ocupava em caráter temporário.
A decisão do presidente foi tomada após Wolf chamar a invasão do Capitólio de "repulsiva" e exigir de Trump uma "forte condenação" da violência.
ec-bgs/st/gm/lda/ic/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.