Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade australiana impõe lockdown para evitar disseminação da variante britânica da covid

Confinamento será de três dias para evitar propagação da covid-19 na cidade de Brisbane - Callaghan O"Hare/Reuters
Confinamento será de três dias para evitar propagação da covid-19 na cidade de Brisbane Imagem: Callaghan O'Hare/Reuters

08/01/2021 08h11Atualizada em 08/01/2021 09h26

Brisbane, Austrália, 8 Jan 2021 (AFP) - A cidade australiana de Brisbane decretou um confinamento imediato durante três dias, depois que um funcionário de um hotel que hospedava pessoas em quarentena contraiu a variante altamente infecciosa da covid-19 descoberta no Reino Unido.

A partir da noite de hoje, mais de dois milhões de habitantes da Grande Brisbane devem ficar em casa, conforme as autoridades.

"Se quisermos deter a propagação desta cepa infecciosa, esta cepa britânica, devemos agir imediatamente", declarou a primeira-ministra do estado australiano de Queensland, Annastacia Palaszczuk.

A Austrália registrou cerca de 28.500 casos de covid-19 e 909 mortes, para uma população de cerca de 25 milhões de habitantes.

A variante descoberta no Reino Unido parece mais contagiosa do que as cepas de covid-19 já detectadas na Austrália.

Acredita-se que o vírus tenha sido transmitido a um funcionário da limpeza por um viajante que voltava para o país e foi posto em quarentena em um hotel na terceira maior cidade da Austrália.

Esse confinamento representa um retorno às restrições de março: os moradores devem ficar em casa e colocar uma máscara quando saírem, em caso de necessidade.

Até esta sexta, o estado de Queensland não havia registrado nenhum novo caso de transmissão entre a comunidade. Mesmo assim, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, aplaudiu a medida, por considerar essencial agir rapidamente para deter a propagação da variante do vírus no país.

"Isso vai poupar muito tempo", tuitou.

Na quinta-feira, Morrison anunciou sua intenção de antecipar as campanhas de vacinação para fevereiro.