Toque de recolher na Holanda gera confrontos com polícia e saques
Haia, 24 Jan 2021 (AFP) - Várias manifestações contra o toque de recolher em vigor desde sábado (23) na Holanda resultaram em confrontos com a polícia - informaram jornais e autoridades locais.
A polícia usou jatos d'água e cães para dispersar a multidão em Museumplein, uma praça no centro de Amsterdã, onde centenas de manifestantes estavam reunidos, de acordo com a televisão NOS.
Em Eindhoven (sul), onde várias centenas de pessoas se concentraram, as forças da ordem usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, relata a televisão regional Omroep Brabant.
"Pelo menos 30 pessoas foram presas", declarou a polícia local à AFP neste domingo (24), acrescentando que ainda não há um balanço de possíveis feridos.
Segundo a imprensa local, vários veículos foram incendiados, e lojas na Estação Central de Eindhoven, saqueadas.
Um centro de detecção de covid-19 foi incendiado na localidade de Urk (norte), um fato "que ultrapassa todos os limites" - nas palavras do ministro da Saúde, Hugo de Jonge.
A Holanda iniciou ontem seu primeiro toque de recolher, de 21h a 4h30, desde a Segunda Guerra Mundial, como parte da luta contra a pandemia da covid-19.
amo/tjc/eg/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.