Bruxelas propõe prorrogar aplicação provisória do acordo pós-Brexit
A Comissão Europeia propôs aos países do bloco prorrogar até o final de abril a aplicação provisória do acordo comercial pós-Brexit fechado com o Reino Unido, indicaram várias fontes nesta terça-feira (9).
A aplicação provisória do tratado, firmado no final de 2020 após duras negociações, teve início em 1º de janeiro e terminaria no final de fevereiro para que o Parlamento Europeu tivesse tempo de estudá-lo e ratificá-lo.
No entanto, a União Europeia (UE) "precisa de mais tempo para traduzir os documentos" para todas as suas línguas oficiais, explicou uma porta-voz do executivo europeu à AFP.
Os 27 países da UE precisam agora aprovar a proposta de extensão, que será então submetida ao Reino Unido para aprovação, de acordo com uma fonte europeia.
Os eurodeputados começaram a analisar o texto de 1.250 páginas em meados de janeiro. Dias depois, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, apresentou esse pedido de prorrogação à Comissão.
O representante para o Brexit do primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse na tarde desta terça que a UE informou o Reino Unido de suas intenções "informalmente".
"É um pouco surpreendente que a UE queira mudar isso tão rapidamente. Mas vamos discutir isso com eles e ver o que pode ser feito", afirmou David Frost a um comitê parlamentar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.