Eleição presidencial síria acontece em 26 de maio
Damasco, 18 Abr 2021 (AFP) - A Síria realizará sua eleição presidencial em 26 de maio, pela segunda vez desde o início em 2011 da guerra que dividiu o país governado por Bashar al-Assad - anunciou o presidente do Parlamento sírio, Hamuda Sabagh, em sessão extraordinária neste domingo (18).
Assad, de 55 anos, que sucedeu a seu pai Hafez após sua morte em 2000 e foi reeleito em 2007 e em 2014 por dois mandatos de sete anos, é o favorito para esta disputa.
A data foi marcada para 26 de maio para os cidadãos que vivem em território sírio, e 20 de maio, para aqueles que estão no exterior e poderão votar nas embaixadas sírias.
A inscrição de candidaturas ficará aberta por dez dias, a partir de manhã (19), no Alto Tribunal Constitucional.
A lei eleitoral síria determina que os candidatos devem contar com a assinatura de 35 deputados para poderem entrar na disputa eleitoral.
Devastada pela guerra deflagrada em 2011, a economia síria também sofre, hoje, com as sanções ocidentais, assim como com a crise financeira no vizinho Líbano, enquanto a moeda nacional vive uma desvalorização sem precedentes.
mam/rh/tgg/hj/zm/age/me/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.