PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

Alemanha prevê retirada de tropas do Afeganistão em julho

21/04/2021 15h42

Berlim, 21 Abr 2021 (AFP) - A Alemanha pretende retirar suas tropas do Afeganistão por volta de 4 de julho, afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, depois que o governo dos Estados Unidos anunciou que seu exército deixará o país até 11 de setembro.

"No momento, nossa reflexão nos leva a encurtar o período de retirada. A data de retirada de 4 de julho está sendo considerada", afirmou à AFP a fonte, antes de recordar que a decisão final corresponde à Otan.

No entanto, a ministra da Defesa alemã Annegret Kram-Karrenbauer não quis confirmar a data e se limitou a dizer que "o objetivo é uma retirada ordenada e no marco da Otan".

Os aliados da Otan anunciaram na semana passada a decisão de iniciar a retirada de suas tropas do Afeganistão em 1º de maio para concluir o processo em alguns meses.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que todas as tropas de seu país estarão fora do Afeganistão até 11 de setembro, quando completam 20 anos os atentados que provocaram o início da intervenção militar.

"Agora temos diante de nós uma tarefa logística difícil", disse por sua vez o porta-voz do ministério alemão. "Mas estamos preparados", acrescentou.

A Alemanha tem neste momento 1.100 militares no Afeganistão.

bur-yap/smk/bl/mar/fp/aa