Topo

Esse conteúdo é antigo

Desemprego urbano na Colômbia chegou a 17,4% em abril

31/05/2021 15h13

Bogotá, 31 Mai 2021 (AFP) - A Colômbia registrou em abril um desemprego urbano de 17,4% contra 23,5% no mesmo mês de 2020, quando o país estava confinado contra a pandemia, revelou nesta segunda-feira (31) o Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE).

A desocupação nas 13 principais cidades - o dado que serve de referência para o mercado - foi maior que a de março (16,8%).

Em nível nacional, o desemprego alcançou 15,1% da população ativa. A informalidade, uma das mais altas da América Latina, ronda 47%, de acordo com a autoridade estatística.

"O setor de restaurantes e bares está bastante contraído", comentou o diretor do DANE, Juan Daniel Oviedo, em uma coletiva de imprensa virtual.

A lenta recuperação do mercado de trabalho no último ano poderia se agravar com a crise social que começou em 28 de abril e que deixa quase 60 mortos em um mês de protestos que envolvem manifestantes e policiais e, em cidades como Cali, civis armados.

Com 50 milhões de habitantes, a quarta economia da América Latina enfrenta mobilizações diariamente e bloqueios rodoviários em pontos movimentados, o que está causando desabastecimento.

jss/vel/mr/aa