Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA alerta para 'ameaça específica e plausível' perto do aeroporto de Cabul

20.ago.2021 - Afegãos se reúnem em uma estrada perto da parte militar do aeroporto de Cabul, na esperança de fugir do país após a tomada militar do Taleban no Afeganistão - Wakil Kohsar/AFP
20.ago.2021 - Afegãos se reúnem em uma estrada perto da parte militar do aeroporto de Cabul, na esperança de fugir do país após a tomada militar do Taleban no Afeganistão Imagem: Wakil Kohsar/AFP

28/08/2021 22h33Atualizada em 28/08/2021 23h45

Washington, 29 Ago 2021 (AFP) - Os Estados Unidos alertaram neste sábado (28) para uma "ameaça específica e plausível" perto do aeroporto de Cabul e urgiram seus cidadãos a deixarem a área, dias depois do atentado mortal contra uma multidão que fugiam do Afeganistão, depois que os talibãs tomaram o poder do país.

Uma série de alertas para risco de ataques terroristas apressaram os esforços de retirada supervisionados pelas forças americanas, que têm sido forçadas a estabelecer uma cooperação de segurança mais estreita com o Talibã para evitar que se repita a carnificina de quinta-feira em um dos principais portões de acesso ao aeroporto.

"Devido a uma ameaça específica e plausível, todos os cidadãos americanos nos arredores do aeroporto de Cabul devem deixar a área do aeroporto imediatamente", informou em um alerta de segurança a embaixada americana em Cabul.

Neste alerta, a embaixada destacou a ameaça ao "portão sul (do aeroporto), ao novo Ministério do Interior e ao portão perto do posto Panjshir Petrol, no setor noroeste do aeroporto".

Mais cedo neste sábado, o presidente americano, Joe Biden, tinha alertado que seus comandantes militares acreditavam que um novo ataque poderia ocorrer "nas próximas 24 a 36 horas", e qualificou a situação como "extremamente perigosa".

Mais de cem pessoas morreram, entre elas 13 militares americanos, no atentado suicida de quinta-feira, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico no Khorasan, braço afegão do EI.