PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
4 meses

200 estrangeiros deixarão o Afeganistão na primeira operação de retirada após saída dos EUA

09/09/2021 08h50

Doha, 9 Set 2021 (AFP) - Quase 200 estrangeiros, incluindo americanos, viajarão nesta quinta-feira (9) de Cabul para o Catar de avião, na primeira operação de retirada desde que as últimas tropas dos Estados Unidos saíram do Afeganistão, no fim de agosto, informou uma fonte em Doha.

"Nem todos os 200 são cidadãos dos Estados Unidos. Há cidadãos americanos no grupo que vai partir de Cabul para Doha", disse uma fonte a par da operação.

Imagens exibidas pelo canal de televisão Al Jazeera mostraram várias famílias aguardando com suas malas no aeroporto de Cabul.

"Estamos muito agradecidos ao Catar", disse um passageiro, que afirmou ter passaporte canadense.

As tropas dos Estados Unidos retiraram 123.000 pessoas do país, sobretudo afegãos que temiam ser vítimas das represálias dos talibãs por sua profissão, opiniões ou porque trabalharam para os países estrangeiro nos últimos anos.

As autoridades americanas admitiram que ainda havia pessoas a retirar do país quando as últimas tropas deixaram o Afeganistão, no fim de agosto.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitou o Catar esta semana e afirmou que obteve o compromisso dos talibãs para permitir a saída das pessoas que desejassem abandonar o país.

gw-dla/awa/bl/zm/fp