PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

China vai parar de construir térmicas a carvão no exterior, diz presidente

21/09/2021 17h32

Nações Unidas, Estados Unidos, 21 Set 2021 (AFP) - A China vai parar de construir usinas térmicas a carvão no exterior para combater o aquecimento global, anunciou nesta terça-feira (21) o presidente Xi Jinping na Assembleia Geral da ONU.

"A China vai reforçar seu apoio a outros países em desenvolvimento para favorecer as energias verdes ou de baixas emissões, e não construirá novas usinas a carvão no exterior", disse Xi em discurso pré-gravado, pois não viajou para Nova York.

As ONGs vinham pedindo a Pequim que parasse de financiar este tipo de projeto no exterior.

O enviado americano para o clima, John Kerry, chegou a ir mais longe durante visita à China no começo de setembro, ao considerar que a construção de usinas a carvão no país asiático ameaça reduzir a zero os esforços mundiais de combate ao aquecimento global.

Ele assegurou ter pedido às autoridades chinesas que parassem de construir totalmente este tipo de usinas para "não arruinar a capacidade do mundo de alcançar a neutralidade de carbono até 2025".

O presidente Xi reiterou, ainda, o compromisso chinês de alcançar a neutralidade de carbono "antes de 2060" e de chegar ao pico das emissões até 2030.

fff/iba/af/dga/mvv