Topo

Esse conteúdo é antigo

Junta militar de Mianmar afirma que acusações da ONU constituem "incitação à violência"

24/10/2021 15h04

Yangon, 24 Out 2021 (AFP) - A junta militar que governa Mianmar chamou de "incitação à violência" as últimas informações da ONU sobre a situação dos direitos humanos no país, que vive um cenário de caos desde o golpe de Estado de fevereiro.

Desde o golpe, a repressão aos protestos deixou mais de 1.100 mortos, de acordo com uma ONG local.

O relator da ONU para os direitos humanos em Mianmar, Tom Andrews, acusou na sexta-feira a junta de "concentrar dezenas de milhares de tropas e armas pesadas" no norte do país e afirmou temer "ainda mais crimes atrozes".

"Essas táticas são uma sinistra reminiscência daquelas usadas pelas forças armadas antes de seus ataques genocidas contra Rohingya, no estado de Rakhine, em 2016 e 2017", disse.

A junta criticou o relatório e acusou a ONU de utilizar os direitos humanos "como uma ferramenta política para interferir nos assuntos internos de Mianmar".

As informações "podem apenas criar mais divisões dentro da nação e constituem uma incitação à violência interna", respondeu neste domingo o regime militar em um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

Mais de 70 militares e 93 policiais morreram desde o início dos distúrbios em fevereiro, informou o conselho neste domingo. Analistas, porém, acreditam que o exército minimiza suas perdas.

Quase nove meses depois de tomar o poder, e incapazes de acabar com a oposição a seu regime, os militares estão sob pressão internacional cada vez mais forte para que negociem com os opositores.

Na semana passada, a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) decidiu retirar o comandante da junta, Min Aung Hlaing, da próxima reunião do bloco, que tem 10 países, por suas dúvidas a respeito do compromisso para acabar com a violenta crise em seu país.

A ASEAN solicitou a presença de um "representante não político" na reunião, que acontecerá de 26 a 28 de outubro. A junta militar afirmou que será algo "difícil de cumprir".

bur-rma/dhc/ssy/sg/jvb/age/mb/fp/ap