Topo

Esse conteúdo é antigo

Ômicron começa a recuar nos EUA, segundo monitoramento

19/01/2022 20h28

Washington, 19 Jan 2022 (AFP) - Os Estados Unidos parecem começar a sair da onda de coronavírus causada pela variante ômicron, revelaram os dados desta quarta-feira (19).

No entanto, o número de casos continua sendo muito mais alto do que durante qualquer onda de casos anterior e as hospitalizações por covid estão em seu ponto máximo.

O gráfico de picos pronunciados (aumento e queda rápidos) poderia seguir o mesmo padrão observado em outros países afetados por esta cepa, como África do Sul, Reino Unido e França.

Uma média de sete dias de novos casos diários alcançou um recorde de cerca de 795.000 em 13 de janeiro, de acordo com o monitoramento realizado pelos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

Apesar de os números durante o fim de semana e dos feriados, como na segunda-feira 17 de janeiro, mostrarem uma menor taxa de registros de casos e precisarem ser interpretados com cautela, os números já vinham caindo na sexta-feira.

As quedas foram mais pronunciadas nos estados atingidos primeiro pela onda da ômicron, particularmente no nordeste, como Nova York, Nova Jersey e Maryland.

Por outro lado, os casos continuavam aumentando aceleradamente nas áreas do oeste, incluindo Novo México, Arizona e Utah.

Embora na maioria dos casos a ômicron se mostre mais leve que a delta - variante anteriormente dominante -, as hospitalizações se mantêm em um máximo de pouco menos de 160.000 pacientes, em parte devido à grande quantidade de pessoas afetadas e também devido a infecções coincidentes.

Quanto ao rumo que a pandemia vai tomar, muitos especialistas, entre eles a máxima autoridade de doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, têm a esperança de que o vírus possa continuar evoluindo para um patógeno mais comum, mas menos grave.

ia/st/ll/yow/aa