Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissão do Congresso americano que investiga ataque ao Capitólio pede depoimento de Ivanka Trump

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com filha Ivanka Trump, na Casa Branca, em Washington Imagem: Carlos Barria/Reuters

20/01/2022 17h57

Washington, 20 Jan 2022 (AFP) - A comissão do Congresso americano que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio pediu nesta quinta-feira (20) à filha e então assessora do ex-presidente Donald Trump que colabore voluntariamente com a pesquisa.

Em carta que marca um momento importante da investigação dentro do círculo íntimo de Trump, a comissão especial indicou a Ivanka Trump que conta com evidências de que ela havia implorado a seu pai que convocasse seus apoiadores a pôr fim à violência naquele dia.

"O depoimento obtido pelo comitê indica que membros da equipe da Casa Branca solicitaram a sua ajuda em várias ocasiões para intervir, em uma tentativa de persuadir o presidente Trump a abordar a anarquia e violência em curso no Capitólio", escreveu a ela o presidente da comissão, Bennie Thompson.

A comissão já emitiu intimações para várias figuras-chave do círculo de Trump, incluindo o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, e o ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon.

As ações de Ivanka Trump durante os distúrbios são uma "peça-chave" para a investigação, destacou o painel, acrescentando que a filha de Trump teria conhecimento direto da tentativa de seu pai de persuadir o então vice-presidente, Mike Pence, a interromper a apuração dos votos eleitorais.

"Uma das conversas do presidente com o vice ocorreu por telefone na manhã de 6 de janeiro. A senhora estava presente no Salão Oval e testemunhou pelo menos um lado dessa conversa telefônica", afirma a carta.

A comissão assinalou em comunicado que também espera contar com a versão de Ivanka sobre as preocupações manifestadas por advogados da Casa Branca, legisladores e assessores de Pence com os planos para pressionar o vice-presidente a revogar as eleições.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comissão do Congresso americano que investiga ataque ao Capitólio pede depoimento de Ivanka Trump - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional