Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden promete liberar reservas de petróleo para aliviar americanos

24/02/2022 17h10

Washington, 24 Fev 2022 (AFP) - O presidente americano, Joe Biden, comprometeu-se nesta quinta-feira (24) a liberar petróleo da reserva estratégica se for necessário para proteger os consumidores do impacto do aumento dos preços.

Os preços estão em franca ascensão pela invasão da Ucrânia pela Rússia e a perspectiva de que o abastecimento da Rússia seja afetado.

Washington "liberará barris adicionais de petróleo quando as condições o justificarem", disse Biden, destacando que "os americanos já estão sofrendo".

Além disso, antecipou que os Estados Unidos estão trabalhando com aliados em uma "liberação coletiva de reservas estratégicas de petróleo dos principais países consumidores de energia".

O governo americano tinha começado em novembro a comercializar uma determinada quantidade de suas reservas estratégicas para frear o aumento dos preços do petróleo, que começou antes a escalada das tensões na Ucrânia.

Só na semana passada, o governo retirou 2,4 milhões de barris das reservas estratégicas de petróleo para aumentar a oferta, disse nesta quinta-feira a Agência Americana de Informação Energética (EIA).

A EIA informou, ainda, que as reservas de petróleo aumentaram consideravelmente na semana passada, em 4,5 milhões de barris, até alcançar 416 milhões de barris, enquanto os analistas esperavam que permanecessem estáveis.

Os preços do petróleo alcançaram um máximo desde 2014, superando os 100 dólares o barril nesta quinta-feira.

O anúncio de Biden conteve claramente o aumento dos preços. Às 19H30 GMT (16h30 de Brasília), o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em abril subiu 2,74% a 99,49 dólares, após um aumento de 7% mais cedo, a 104 dólares.

Em Nova York, o barril de West Texas Intermediate (WTI) para abril subiu 1,16% a 93,13 dólares frente a uma alta de mais de 5% antes do discurso.

sms-hs/st/yow/ll/mvv