BC da Rússia anuncia medidas de apoio aos bancos afetados por sanções
Moscou, 25 Fev 2022 (AFP) - O Banco Central da Rússia anunciou nesta sexta-feira (25) medidas de apoio aos bancos russos afetados por sanções dos Estados Unidos após a invasão à Ucrânia.
"O Banco da Rússia e o governo russo fornecerão toda a ajuda necessária aos bancos afetados por sanções dos Estados ocidentais", incluindo os dois maiores bandos do país, VTB e Sberbank, informou a instituição financeira em um comunicado.
"Todas as operações destes bancos acontecerão em rublos e os serviços adequados serão prestados a todos os clientes, como habitual", completa a nota.
"O Banco da Rússia está preparado para apoiar os bancos com rublos e moedas estrangeiras", afirma o comunicado.
Os afetados pelas sanções têm "uma grande reserva de de solidez".
"O Banco da Rússia está pronto para adotar medidas adicionais para garantir a estabilidade e continuidade das atividades operacionais dos bancos, para defender os interesses de seus credores e clientes", acrescentou.
O Sberbank afirmou que todos os seus sistemas e agências continuam operando "normalmente" e que os clientes tiveram "acesso completo" a todos os meios financeiros.
O VTB anunciou que, devido às sanções, o uso de seus cartões das bandeiras Visa e Mastercard no exterior é "impossível".
O Novikombank, também alvo das medidas, informou que a "implementação de sanções não afetará suas atividades".
O governo dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira sanções em resposta à invasão russa da Ucrânia, que afetam bancos, empresas de tecnologia e empresários russos.
Com o objetivo de afetar duramente a economia russa, o governo dos Estados Unidos mirou em particular os bancos Sberbank e VTB.
mp/lum/zm/bl/fp
SBERBANK ROSSII OAO
MASTERCARD
VISA
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.