Topo

Esse conteúdo é antigo

União Europeia financiará compra e entrega de armas à Ucrânia

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou sobre assunto nas redes sociais - Johanna Geron/Pool/AFP
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou sobre assunto nas redes sociais Imagem: Johanna Geron/Pool/AFP

27/02/2022 14h17Atualizada em 27/02/2022 18h51

Bruxelas, 27 Fev 2022 (AFP) - A União Europeia (UE) vai financiar a compra e a entrega de armas para a Ucrânia, em meio à ofensiva militar da Rússia - anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter, na tarde de hoje.

Na mesma rede social, Von der Leyen anunciou ainda que a UE decidiu vetar os meios de comunicação russos RT e Sputnik do espaço europeu e que o bloco aplicará sanções a Belarus por seu papel na agressão militar russa ao território ucraniano.

"A liderança do presidente Zelensky, braveza e resiliência do povo ucraniano são uma inspiração para todos nós. Damos as boas vindas com braços abertos aos que fogem das bombas de Putin", disse ela em outra publicação.

Em coletiva de imprensa, o alto representante para Política Externa, Josep Borrell, afirmou que o momento atual é considerado "histórico" no bloco.

Segundo ele, a UE "decidiu fornecer 450 milhões de euros para a compra de armas letais e 50 milhões de euros para equipamentos não letais". A Polônia teria se oferecido para ser o centro logístico para o transporte dos armamentos.