Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha volta a paralisar extradição de ex-chefe de espionagem da Venezuela

25/03/2022 16h32

Madri, 25 Mar 2022 (AFP) - A justiça espanhola deixou nesta sexta-feira (25) novamente em suspense a extradição do ex-chefe de inteligência venezuelano Hugo "el Pollo" Carvajal para os Estados Unidos, onde é procurado por tráfico de drogas, após um pedido de um tribunal europeu.

A Audiência Nacional, jurisdição em Madri responsável pelas extradições, "concordou em suspender a extradição do militar venezuelano", após o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) enviar uma "medida cautelar", concedida em resposta a um recurso apresentado por Carvajal, explicou o tribunal em comunicado, sem dar maiores detalhes.

Dessa forma, a entrega ao sistema judiciário americano do chefe dos serviços de inteligência venezuelanos durante a presidência do falecido Hugo Chávez (1999-2013), preso em abril de 2019 a pedido dos Estados Unidos, voltou a ficar dúvida.

Em dezembro, a Audiência Nacional afirmou que a extradição era iminente depois que Carvajal esgotou os canais legais na Espanha para impedi-la.

A batalha judicial incluiu inúmeros recursos de Carvajal, e até mesmo sua fuga, já que ele passou mais de vinte meses foragido desde que a justiça aprovou inicialmente sua extradição em novembro de 2019.

Durante a fuga, o general aposentado de 61 anos passou por cirurgias plásticas, usava bigodes falsos e perucas e mudava de endereço a cada três meses, segundo a polícia, que o prendeu novamente em Madri em setembro passado.

du/mis/am